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INICIAÇÃO NA UMBANDA

INICIAÇÃO  NA  UMBANDA

Os procedimentos para se iniciar na Umbanda são estes: A pessoa faz uma visita a um determinado terreiro de Umbanda, expressa alí para o chefe do terreiro a sua vontade de entrar para se iniciar naquela casa ou, na maioría das vezes em que a pessoa esteja alí no terreiro assistindo a uma determinada gira e, de repente se sente “Sacudida” por determinada entidade espiritual. Neste caso esta pessoa será orientada pelo chefe do terreiro a participar das giras do terreiro para desenvolver a sua mediunidade. Em geral o chefe do terreiro senta com o futuro médium e, explica detalhadamente para ele as responsabilidades que um médium de terreiro tem que ter, como serão os procedimentos que serão tomados para o desenvolvimento de sua mediunidade, os banhos que deverão ser tomados etç etç. A partir daí a pessoa passará a frequentar as giras daquele terreiro e, vestindo sempre as roupas brancas, passará ser rodante das giras pelas entidades espirituais que se encontrarem incorporadas em seus respectivos médiuns já iniciados. Aos poucos este iniciante passará a receber as energias das próprias entidades e, passará a sentir os primeiros sinais da incorporação. Geralmente isso acontece numa gira de Exú ou Caboclos pois, nestas giras citadas são emanadas energias espirituais com maior poder de fazer um iniciante incorporar. Porém poderá acontecer também de este iniciante vir a incorporar numa gira de prêtos velhos e, neste caso receberá em seu corpo as energias de determinada entidade da linha de congo que é a gira que traz os prêtos velhos ao terreiro. Daí tal entidade declarará como sendo o chamado guia de frente daquele iniciante. O chefe do terreiro orientará a este agora médium, como cuidar desta sua entidade espiritual. A partir daí esta pessoa passará a incorporar outras entidades espirituais até mesmo de outras linhas, como marinheiros, baianos, ciganos, exús etç etç, porém tudo provindo de seu orixá de cabeça. Uma pessoa confirmada como sendo filha (o) de Xangô, poderá sim incorporar com o prêto velho Pai João de Aruanda, Vovó cambinda etç etç. O Principal prêto velho que vem na falange de Xangô chama-se Quenguêlê.

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